..........."Convém que o trabalho das crianças não seja uma simples cópia; é necessário que seja realmente a expressão de seu pensamento." Ovide Decroly

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Arte

São Vicente, 29 de agosto de 2.011.

Integrando Arte às outras disciplinas. Atividades " 7 de setembro ".

Para visualizar clique nas imagens.


PARA COLORIR
São Vicente, 26 de julho de 2.011.


PARA COLORIR
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São Vicente, 19 de junho de 2011.

Sugestão de atividades com a obra: Abaporu de Tarsila do Amaral e a releitura com o estilo artístico de Romero Britto.








Sugestão de convite para a festa junina.



Cantigas Juninas




Qual é a sombra certa?




Descubra os 7 erros.


São Vicente, 13 de junho de 2.011.


Sugestão de atividades para colorir .
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SÃO VICENTE, 06 DE JUNHO DE 2.011.

Com a chegada do inverno é hora de ensaiar a quadrilha, preparar as bandeirinhas, acender  fogueira e aproveitar o que acontece de melhor nesta época do ano: as Festas Juninas.
Para entrar no clima, desenvolva com seus alunos as atividades a seguir.

Para visualizar clique nas atividades.


VESTINDO CHICO BENTO E ROSINHA





São Vicente, 21 de maio de 2011.

Atividade: O toque do pandeiro.




Atividade: Desafio.




Atividade: A pose.



Fonte: Oficinas de dança e expressão corporal para o Ensino Fundamental / Ivo Ribeiro de Sá, Kathya Maria Ayres de Godoy.  São Paulo: Cortez, 2009. - (Oficinas aprender fazendo).


São Vicente, 16 de abril de 2011.

Segue algumas atividades interessantes propiciadas pelo PROLER/UNISANTA e ministrado pelo professor Eduardo Ricci, através do minicurso: "Brincar de Cinema - uma viagem lúdica ao mundo da sétima arte", realizado no dia 26 de março de 2011.

A lenda do teatro de sombras



Teatro de sombras



Confecção de um Teatro de Sombras.

O espetáculo vai começar!

Num palco de papelão decorado, personagens feitos de cartão vivem as mais incríveis histórias. É o teatro de sombras, técnica milenar chinesa, que vai encantar a garotada

Cristiane Marangon


No teatro de sombras, figuras que se movimentam são projetadas em uma tela com a ajuda de uma fonte de luz. Para apresentar à garotada essa técnica chinesa criada há mais de 2 mil anos, você vai precisar de materiais como papelão e papel-manteiga, e um abajur ou uma lanterna. "Com a boca de cena montada, você pode encenar qualquer história, dos tradicionais contos de fada aos enredos escritos pela própria turma", afirma a professora Maria Angélica Onório da Silva, que utiliza a técnica com seus alunos do 1º ao 5º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Romualdo de Souza Brito, em Santo Antônio do Jardim (SP).
Antes de apresentar o teatro à garotada, ela mostrou como fazer sombras. Apagou as luzes da sala de aula e direcionou o foco de uma lanterna para a parede. "Com alguns objetos e depois com as minhas mãos na frente da luz, criei lindas figuras que ficaram refletidas na parede", lembra. Daí em diante, seus alunos começaram a explorar diversas possibilidades. "Um deles percebeu que quanto mais perto da luz ficasse sua mão, menor a definição da figura formada na parede. E quanto mais ele se aproximasse da parede, mais nítida seria a imagem", conta. Logo a meninada estava inventando as mais diferentes formas, muitas delas de animais.

Como fazer

BOCA DE CENA

1. Marcação e corte

Desenhe no papelão (na horizontal) um retângulo distante 34 centímetros de cada lateral, 29,5 centímetros da borda inferior e 25,5 centímetros da superior. Recorte essa marcação. Conte 14 centímetros das bordas superior e inferior e 17 centímetros das laterais e dobre apenas para marcar.

2. Pintura e acabamento

Pinte de preto os dois lados do papelão. Espere secar e envolva as bordas recortadas com as tiras cor-de-rosa.

3. Decoração

Pinte as bolas de isopor. Depois de secas corte-as ao meio com o estilete. Utilizando cola quente, cole as meias bolinhas ao redor da janela central.


4. Tela e montagem

Por trás da boca de cena, fixe com cola quente o papel-manteiga nas bordas da abertura. Para que a estrutura fique de pé, dobre as laterais que foram marcadas no passo 1 e, com cola quente, fixe os quatro cantos como se fosse a tampa de uma caixa.

CENÁRIO E BONECOS

 1. Castelo e Lua

Risque o castelo e a lua no papelão e recorte-os. Com o estilete, vaze a porta e as janelas. Para um efeito colorido, aplique fita dupla face ao redor das aberturas e cubra-as com celofane. Fixe o castelo dentro da boca de cena, encostado no papel-manteiga. Faça um furo na lua, passe o fio de náilon e pendure-a na parte de cima da estrutura. Para fazer um céu estrelado prenda uma tira de papel celofane decorado com estrelas.
2. Princesa e cavaleiro

Desenhe os personagens de perfil no papel cartão. Recorte-os e cole uma vareta atrás de cada um.

3. Braço articulado

Para articular os braços, desenhe-os divididos em duas partes deixando espaço para a sobreposição. Fure com o prego o ombro do boneco, a parte superior do braço e o local do cotovelo. Una as três partes com o fio de arame passado através dos furinhos.

FOCO DE LUZ

Na hora de confeccionar o foco de luz, peça ajuda a um eletricista. Você vai precisar de uma lata, uma lâmpada de 40 watts modelo vela, um soquete com fio e tomada e fita isolante. Também é possível substituir essa versão caseira por lanterna, farolete, abajur, vela ou retroprojetor.

HORA DA ENCENAÇÃO

Coloque a boca de cena em cima de sua mesa e acenda a luminária a cerca de 40 centímetros de distância da tela. Apague a luz da classe, coloque os personagens em cena e comece o espetáculo. Com um bom texto e músicas de fundo, o sucesso da apresentação está garantido!

*Fotos Cacá Bratke/Produção Samir Zavitoski, Assistente Susi Ramos

Informações complementares sobre o teatro de sombras.

Para visualizar, clique na atividade.



Confecção da televisão.

 Você vai precisar de uma caixa de sapatos, papel filme, palitos de churrasco, as figuras impressas, caneta hidrográfica, fita adesiva, cola e tesoura sem ponta. 

Com a caneta, desenhe no fundo da caixa de sapato, a tela da TV.
Usando o desenho como guia, recorte a tela deixando meio centímetro de distância (para dentro) da linha que você fez.

 Com a fita adesiva, cole por dentro da caixa um pedaço de papel filme (um pouco maior que o tamanho do buraco da tela). Estique bem para ficar reto.


Corte as figuras que você imprimiu. Veja que temos os personagens e os botões da televisão.
Cole os botões da televisão, nos lugares que você achar que ficam mais legais.
Na parte de trás de cada personagem, cole com a fita adesiva a parte que não é pontuda do palito de churrasco. Quebre a ponta do palito para que ninguém se machuque durante a brincadeira.
Faça isso com todos os personagens, assim você poderá manipulá-los por trás da televisão...

...enquanto seus amigos assistem na sua televisão, as histórias da BugiGangue que você inventar!


Quando acabar tire fotos e mande para a BugiGangue! As melhores ficarão expostas no museu.

Material para colar na TV




BugiGangue e demais personagens Copyright ©2001 Ale McHaddo
Todos os projetos são de autoria de Ale McHaddo. Proibido uso comercial.
Todos os direitos reservados
Webmaster 44! http://www.44bicolargo.com.br/


São Vicente, 13 de março de 2011.

ROMERO BRITTO

Sugestões para o trabalho:

- Na aula de informática, os alunos podem pesquisar a biografia e a obra do autor em seu site oficial: http://www.britto.com.br/

- Solicitar que as crianças observem suas obras e percebam a semelhanças: traços simples, semelhança com o Cubismo (ou seja, uso de linhas e figuras geométricas).

- Releitura de uma obra do autor.

- O artista pintava em sucata. Uma sugestão é utilizar embalagens de pizza, ou outras embalagens plásticas – sucata – lembrando de dar sempre um fundo.

- O artista criou esculturas em ferro, pintadas com sua característica pessoal (cores fortes e geométricas). Criar com os alunos uma escultura em papel maché e pintar com guache colorido.

- Utilizar fotos (de familiares, de revistas, etc) e montar obras como as realizadas por Romero Britto (ver RETRATOS no site)

- Recriar, no estilo de Romero Britto, obras famosas (ver GICLEE, no site, com recriação do Abapuru, da Tarsila).

Projeto de Artes Visuais: Romero Britto

“Para mim, a arte reflete a celebração das coisas simples e gostosas da vida”. (Romero Britto)

Atividade:

Procedimentos Didáticos:

Apresentar algumas obras do pintor no site e propor que observem as características de: cores, formas, o que chamou mais atenção...

Exponha diversas obras de Britto para que em seguida os alunos percebam juntos diversas características marcantes, como a utilização das cores quentes e frias, ou ainda a grande frequência em que se é utilizada as estampas. A relação figura fundo tais como a forma geométrica como estrutura do desenho, de forma que são evidenciadas pela utilização da linha preta que compõem as suas obras.

Falar da grande importância da linha em suas obras, pois são elas que estabelecem uma relação figura fundo, ou seja, se cria uma composição harmônica devido a esta interação.

Mostrar que através das cores quentes, Britto consegue fazer com que a figura principal se destaque já o fundo de sua composição possuem cores frias, não tão vibrantes.

Sugestões de imagens:









Sugestão de quebra-cabeça