..........."Convém que o trabalho das crianças não seja uma simples cópia; é necessário que seja realmente a expressão de seu pensamento." Ovide Decroly

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História

São Vicente, 29 de agosto de 2.011.

Atividades " 7 de setembro- Dia da Independência ".

*Segue abaixo link de um site que pode ser utilizado nas aulas de Informática, na lousa digital ou para preparação de aulas. O link é referente a conteúdos de História, no entanto no site constam sugestões para todas as disciplinas.


São Vicente,20 de agosto de 2.011

FAMÍLIA
COMUNIDADE


MEIOS DE COMUNICAÇÃO





São Vicente, 26 de julho de 2.011.

Sugestão para iniciar trabalhos sobre o Folclore, tema este que pode ser utilizado em todas as disciplinas.


Dia do Folclore- 22 de agosto





O folclore brasileiro é rico em personagens mágicos. Esses seres que habitam o mundo dos mitos e lendas geralmente estão associados à natureza. Algumas dessas histórias, assim como as músicas e cantigas chegaram aqui com os povos que colonizaram nossas terras, como os portugueses. Outras nasceram com os índios, súditos por excelência da mãe natureza. Há aquelas que são contadas há décadas e mais décadas sem que ninguém saiba ao certo como surgiram. Surgiram da necessidade que os povos tinham de explicar e justificar fatos e acontecimentos. Com características fantasiosas, impressionantes e surpreendentes, as lendas e os mitos foram o ponto de partida para os conhecimentos científicos. Conhecê-las é viajar pelo reino do folclore com o passaporte carimbado pela embaixada do sonho e da imaginação.


São Vicente, 02 de julho de 2011.

ÁRVORE GENEALÓGICA

Vamos aprender um pouquinho sobre nossa família?




São Vicente, 19 de junho de 2011.

"Qual a origem das festas juninas?" Essa é uma pergunta para a qual seus alunos e alunas talvez não tenham uma resposta e que poderá ser interessante neste período em que eles demonstram maior interesse por essas comemorações.

Segue um resumo sobre a origem das festas juninas e sobre os três santos da tradição católica homenageados nessas festas.
                                                                 
  Festa do Interior

Principais festas populares depois do carnaval, as festas juninas guardam resquícios de tradições ancestrais e são um retrato da diversidade cultural brasileira.

Quando chega o mês de junho, todos já sabem: São João vem aí. É hora de preparar os chapéus de palha e as bandeirolas, convidar compadres e comadres para dançar quadrilha, acender a fogueira, soltar rojão e se esbaldar de tanto comer pipoca, cocada e pé de moleque.

As festas juninas são as principais festas populares brasileiras depois do carnaval. São nossas típicas festas do interior. Graças às escolas de todo o país, essa tradição tem se mantido, fazendo com que nessa época do ano o Brasil rural contagie a nação e as crianças coloquem o “pé na roça”.

No mês de junho, o país se converte em um enorme arraial. Misto de quermesse e matrimônio, as festas juninas são paródias desses dois pontos altos do calendário de toda cidadezinha que se preze. De uma só vez, a cultura popular recria, à sua maneira, o casamento e a festa da padroeira. Nessas ocasiões, o caipira veste seu melhor paletó e a botina de passeio,aquela que aperta o dedão, acostumado ao chinelo. É dia de música, dança e mesa farta, tudo de que se precisa para que a festa não acabe antes do amanhecer.

Ainda que as festas juninas tenham ajudado a criar uma imagem estereotipada do homem do campo, questionada por muitos - um sujeito que fala errado, com dentes sujos, chapéu desfiado e calça na altura das canelas e cheia de remendos -, uma coisa é certa: elas preservaram de alguma forma todo o simbolismo dos folguedos anteriores à Era Cristã.

Tradição ancestral

As festas juninas são as guardiãs da tradição secular de dançar ao redor do fogo. Originalmente, o ponto alto dos festejos ao ar livre era o solstício de verão, em 22 de junho (ou 23), o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte. As tribos pagãs também comemoravam dois eventos marcantes nessa época: a chegada do verão e os preparativos para a colheita. Nos cultos, celebrava-se a fertilidade da terra. Ao pé da fogueira, faziam-se oferendas, pedindo aos deuses para espantar os maus espíritos e trazer prosperidade à aldeia.

Atualmente, a celebração da fertilidade é representada pelo casório e pelo banquete que o segue e as oferendas deram lugar às simpatias, adivinhações e pedidos de graças que se fazem ao santos. O próprio balão leva as promessas a São João para se conseguir saúde ou dinheiro para quem ficou em terra. Porém, o santo mais requisitado é mesmo Santo Antônio de Pádua, que ganhou fama de casamenteiro, segundo reza a lenda, ao levar três irmãs solteiras ao altar. Uma das adivinhações consiste em cravar uma faca nova no tronco de uma bananeira. Com um pouco de imaginação, podem-se ver na lâmina os contornos da inicial do nome do futuro marido, desenhados pela seiva da árvore.

Caldeirão de culturas

As festas juninas são também um retrato das contribuições culturais de cada povo à cultura brasileira. Para fazer uma festa junina, deve-se cumprir à risca a seguinte receita:

Comemore as festas juninas conforme os moldes portugueses, isto é, celebre-as em três devotas prestações: 13 de junho, Santo Antônio; 29 de junho, São Pedro, primeiro papa - a "pedra" em que se fundou a Igreja Católica; e, por fim, 24 de junho, São João Batista, primo de Jesus responsável por seu batismo. Desde o século XIII, a festa de São João portuguesa, chamada "joanina", incluiu os dois outros santos.

Adicione uma colher de chá de tradição francesa. As quadrilhas são inspiradas em bailes rurais da França do século XVIII, em cujas coreografias os casais se cumprimentavam e trocavam de pares. Essas danças desembarcaram com a família real portuguesa em 1808. Até hoje, em alguns lugares, as evoluções são orientadas por palavras francesas aportuguesadas: promenade (passeio), changê (trocar), anavam (em frente), anarriê (para trás).
Para dar sabor, o toque final: culinária tipicamente indígena, com comidas feitas à base de milho - espigas cozidas, pamonha, canjica e bolo de fubá -, mandioca e coco.

Brincando com fogo

“... Ninguém matava, ninguém morria / Nas trincheiras da alegria / O que explodia era o amor." A festa junina é assim mesmo como Moraes Moreira a descreve. Tudo acaba bem. O noivo fujão é puxado pelo colarinho e aceita sua noiva como legítima esposa. Dito o "sim", com a bênção do padre, o pai da noiva coloca de volta o revólver no cinturão.

Mas para quem resolve brincar com fogo nem sempre o final é feliz. Saltar fogueiras, driblar busca-pés e soltar balões já estragou a folia de muita gente. A destruição pode ser maior se o balão atingir a mata e provocar incêndios, especialmente em anos de prolongada estiagem como este.

Quando Isabel acendeu a fogueira e hasteou uma bandeirinha para anunciar o nascimento de seu filho, São João, a fogueira era sinal de bom presságio. Hoje, os guardas florestais se inquietam: onde há fogueira, há balões. Por isso, desde 1965, soltar balões é crime previsto pelo Código Florestal. Quem trocar os balões por inofensivas bombinhas e traques merece aquela prenda que está lá no alto do pau-de-sebo.

  Fonte: http://www.educacional.com.br/reportagens/junina/festa.asp


São Vicente, 13 de junho de 2.011.


Sugestão de atividade referente ao conteúdo sobre "São Vicente".

  • Informações sobre a bandeira da cidade;
  • Modelo da bandeira para ser colorido conforme a original.



BANDEIRA DE SÃO VICENTE

A Bandeira de São Vicente assim se descreve: retangular, de cor prata ( em Heráldica, chama-se comumente o branco de prata, por ele representar esse metal precioso), com um leão rompante de púrpura (roxo) e bordadura de goles (vermelho), carregada de oito cruzes páteas de ouro ( amarelo), nos quatro cantos e nos pontos médios da bordadura, respectivamente.

Para visualizar clique nas imagens








São Vicente, 06 de junho de 2011

Veja a proposta para desenvolver o conteúdo sobre os imigrantes que contribuem para a formação do povo brasileiro.
São Vicente, 21 de maio de 2011.

 UMA OUTRA FORMA DE SENTIR O TEMPO

Clique nas imagens para visualizá-las melhor.




COMPARANDO OS TEMPOS




EU E OS OUTROS

TRABALHANDO COM GRUPOS SOCIAIS E COMUNIDADE LOCAL.



Fonte: Os diferentes tempos e espaços do homem. Atividades de Geografia e História para o Ensino Fundamental / Márcia Noêmia Guimarães. - 2ºedição - São Paulo: Cortez,2006.



São Vicente, 14 de maio de 2011.


 SUGESTÕES PARA AS AULAS DE HISTÓRIA.

Clique nas imagens para visualizá-las melhor.











São Vicente, 16 de abril de 2011.


Segue o link abaixo para vocês acessarem o site "Só Pedagogia", contendo uma variedade de informações pedagógicas entre atividades, artigos, conteúdos, linhas pedagógicas, jogos, entre outros.



 Páscoa. 

                            "SER PÁSCOA                             
É SER CAPAZ DE MUDAR,
É PARTILHAR A VIDA NA ESPERANÇA,
É LUTAR PARA VENCER TODA A PROVA DE SOFRIMENTO
É DIZER SIM AO AMOR  E A VIDA.,
É INVESTIR NA FRATERNIDADE,
É LUTAR POR UM MUNDO MELHOR,
É AJUDAR MAIS GENTE À SER GENTE,
É VIVER EM CONSTANTE LIBERTAÇÃO,
É CRER NA VIDA QUE VENCE A MORTE."
FELIZ PÁSCOA!
   ABRIL – 2011     


A Páscoa é repleta de símbolos importantes para todos nós. Mesmo nos mais diferentes países e culturas, muitos elementos estão sempre presentes nos rituais há centenas de anos.Mas, afinal qual o significado dos principais símbolos da Páscoa?
 


Círio Pascal
É uma grande vela com cinco cravos, representando as cinco chagas de Cristo nas mãos, nos pés e no peito.

            




  

Pão e Vinho
     São o corpo e o sangue de Jesus Cristo: a vida eterna. No     Ocidente, o pão é representado pela hóstia.






Cordeiro
Representa Jesus Cristo, o filho amado de Deus, sacrificado como um cordeiro para tirar os pecados dos homens e do mundo.



Coelho
Animal associado à fertilidade, nascimento e vida nova desde a Antiguidade.
O coelho é símbolo de fertilidade e se propaga facilmente, como deve se propagar a boa nova da ressurreição pelo mundo afora.
Para alguns povos também simboliza a Lua, que determina o dia da Páscoa.
 
 
 Ovo Simboliza a ressurreição, porque dentro dele está uma vida oculta, misteriosa e na iminência de desabrochar, a vida que retorna. Simboliza fertilidade e nova vida. Dá-lo de presente significa desejar que a vida se renove para a pessoa homenageada.
  






 Cruz 
 Símbolo da fé católica. Congrega tanto a idéia de sofrimento como de ressurreição de Jesus Cristo.








Cantigas de roda Coelhinho da Páscoa.






  Brincadeiras

Corrida de Nariz

Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham de quatro a cinco crianças cada um. Coloca-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.

Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.


Caça aos Ovos

Preparação: Pinta-se 15 ovos comuns de várias cores, apenas de um lado (com guache será mais apropriado pois ficará mais vivo). E esconde-se em diversos lugares com a face pintada virada para baixo.

Desenrolar: As crianças terão quinze minutos para procurar os ovos sem tirá-los do lugar. Nesta fase trabalharão individualmente. Após isso, dá-se papel e caneta e forma-se equipes de quatro a cinco alunos. Os grupos terão quinze minutos para enumerar onde estava cada ovo e de que cor ele era. Terminada isso o orientador caminhará com as crianças com estas indicando onde cada um dos ovos se encontra, em cada caso se observará de que cor é o ovo e a equipe que acertou a localização e a cor ganhará um ponto. Vence a quem fizer mais pontos.

Os ovos do Vizinho

Preparação: Divide-se as crianças em dois time. Delimita-se o campo e traça-se uma linha ao meio. Cada equipe ocupará um dos lados. No centro de cada campo desenha-se um círculo de cerca de 1 m de diâmetro e dentro coloca-se quatro ovos para cada time (4 ovos é uma boa medida para 10 a 12 jogadores, existindo mais eles deverão se proporcionalmente aumentados).

Desenrolar: As crianças deverão ir até o campo do adversário e pegar os ovos para colocá-los no círculo do seu campo. Os ovos deverão ser transportados um de cada vez. Quando um dos jogadores que estiver transportando um ovo for tocado por um adversário, ele deverá ficar parado no local até que seja "libertado" pelo toque de um companheiro de seu time. Quando um jogador estiver dentro do círculo seja de que campo for, ele não poderá ser tocado. Vence quem conseguir transportar os seus ovos primeiro.


Hop... Hop... COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costas de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop" . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para a nova rodada do jogo...

ONDE ESTÁ O COELHINHO

Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia quando as crianças chegam separadamente. Coloca-se um coelhinho bem pequeno em um lugar discreto, mas visível.

Desenrolar:A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho.
Cada uma deverá sair na busca, mas quando achar o coelhinho não deverá demonstrar isso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.


Onde estão os Ovinhos

Preparação: Forme duas equipes com sua turma de alunos. Uma azul e outra vermelha.Esparrame por sua sala de aulas diversos ovinhos pequenos em lugares pouco visível

Desenrolar:A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se que procurem o ovinhos.Cada uma deverá sair na busca e cada ovinho encontrado é ponto para sua equipe. Ganha a equipe que conseguir mais ovinhos.


A Careta da Cenoura

Preparação: Cada elemento recebe uma rodela de cenoura, que deverá coloca-la no olho, estando com a cabeça inclinada para trás.

Desenrolar: Ao sinal de início do jogo, cada jogador sem usar as mãos, tentará levar a rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz. Cada elemento que conseguir comer a cenoura marcará um ponto.


Modelo de cartão para a Páscoa.





MOLDE CESTA DE PÁSCOA.




Dedoches


Atividade: PINTE CORRETAMENTE COM AS CORES  PEDIDAS.

LAÇO     ----         VERMELHO
BOLINHAS DO LADO ESQUERDO DE CIMA      ----      LARANJA
BOLINHAS DO LADO ESQUERDO DE BAIXO     ----     AZUL
BOLINHAS DO LADO DIREITO DE CIMA        ----          ROSA
BOLINHAS DO LADO DIREITO DE BAIXO     ----          VERDE
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