..........."Convém que o trabalho das crianças não seja uma simples cópia; é necessário que seja realmente a expressão de seu pensamento." Ovide Decroly

Feeds RSS
Feeds RSS

Língua Portuguesa

São Vicente,22 de setembro de 2.011.

        TRABALHANDO COM EMBALAGEM




São Vicente, 22 de agosto de 2.011.

Atividades " 7 de setembro - Independência do Brasil ".
Para visualizar clique nas imagens


http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com/


São Vicente, 26 de julho de 2.011.
São Vicente, 02 de julho de 2011.

STOP DE NOMES PRÓPRIOS

Vamos brincar?




São Vicente, 19 de junho de 2011.

Atividade com palavras referentes às festividades juninas.



Vamos criar uma história de festa junina!




Caça-palavras junino.

Encontre as palavras escritas no quadro abaixo:



 São Vicente, 13 de junho de 2.011.


Para visualizar clique nas imagens.



  • Sugestão: Trabalhando com lista.

Criação de listas de comidas típicas de Festa Junina, conforme a imagem ou espontaneamente.




SÃO VICENTE, 06 DE JUNHO DE 2.011.


TRABALHANDO COM PRODUÇÃO DE TEXTO "FESTA JUNINA:CASAMENTO NA ROÇA".


PARA VISUALIZAR CLIQUE NA ATIVIDADE.


























São Vicente, 23 de maio de 2.011.


HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Com essa tirinha podemos desenvolver diversas atividades:


- Leitura da tirinha;

- Interpretação oral da história;

- Interpretação escrita:

a) Quem são os personagens da história?

b) O que eles estão fazendo?

c) Quais os personagens que estão bravos? Por quê?

d) Por que um dos personagens não está fazendo a mesma coisa que os outros?

e) Continue a história escrevendo o que acontece quando os personagens atendem ao telefone.

- Explorar os recursos gráfico-visuais (balões, expressões, onomatopeias...)

- Etc.

Aproveite também para explorá-la em outras disciplinas.




São Vicente, 15 de maio de 2011.


Segue abaixo as sugestões de atividades aplicadas na dinâmica do Encontro de Professores.

1° ano de escolaridade

PRÉ-SILÁBICO


SILÁBICO





SILÁBICO-ALFABÉTICO


 ALFABÉTICO





2° ano de escolaridade

NÍVEL 1


NÍVEL 2




NÍVEL 3





NÍVEL 4





 NÍVEL 5



São Vicente, 08 de maio de 2011.


Atividades relacionadas aos Gêneros Textuais de acordo com os anos de escolaridade.
Para visualizar clique nas atividades.




1° ano- Músicas e Parlendas







2° ano - Contos de Fadas






3° ano - Fábulas


Leitura, organização das imagens na sequência correta e produção de frases ou texto.




4° ano- Histórias em Quadrinhos e Tirinhas


Segue abaixo HQ do personagem Calvin, quadrinho original e quadrinho para atividade de criação.




Segue o link abaixo para vocês acessarem o site  "Máquina de Quadrinhos " , que fornece informações relacionadas ao quadrinhos da Turma da Mônica.



5° ano- Poemas e Poesias






São Vicente, 02 de maio de 2011.


Para visualizar clique na atividade








Produção de texto


Reescrevendo histórias

Trabalho com ortografia no período de alfabetização

Séries iniciais do Ensino Fundamental

Dez aulas

INTRODUÇÃO:

Em sociedades letradas, desde muito cedo, as crianças demonstram interesse e fazem reflexões sobre a função e o significado da escrita. Para que possam escrever autonomamente, é preciso que entrem em contato com diversos tipos de textos já nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. O professor deve apresentar aos alunos poesias, receitas, contos, fábulas, lendas, cartas etc.

Os contos de fadas, por exemplo, têm uma estrutura complexa e são importantes no processo de alfabetização, pois neles ocorre uma narrativa perfeita, com a seqüência apresentada sempre da mesma forma: cenário, problema, construção do clímax da história, clímax, resolução do problema e desfecho. Além do mais, a identificação emotiva entre os alunos e os personagens predispõe as crianças à leitura.

Com as atividades propostas a seguir, as crianças darão um passo para a percepção de elementos da linguagem escrita. Perceberão elementos da estrutura de textos lingüísticos e discursivos e avançarão com relação ao domínio das normas da Língua Portuguesa. Terão também oportunidade de produzir algo com uma finalidade sócio-cultural e vivenciar uma prática que ocorre normalmente fora da escola, como escrever livros.

OBJETIVOS

Ao final deste trabalho, os alunos serão capazes de:

• Demonstrar conhecimento de diferentes contos de fadas;

• Produzir e revisar textos;

• Refletir sobre o uso das convenções que normatizam os usos da Língua Portuguesa com relação à ortografia;

• Comunicar-se e expressar-se através de situações de intercâmbio social, elaborando e respondendo perguntas.

RECURSOS DIDÁTICOS

Giz, lousa, papel sulfite, canetas coloridas, lápis de cor, livros de contos-de-fadas.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

• Roda de discussão para modificações ou ajustes no texto que será criado pelo grupo;

• Duplas para fazer a primeira revisão de um trecho escrito por um colega.

1) Faça no quadro-negro ou em um cartaz uma lista, em ordem alfabética, dos contos tradicionais mais conhecidos pela turma.

2) Diariamente, reserve um tempo para ler com a classe as histórias escolhidas.

3) Escolha com o grupo uma das histórias e leve para a classe várias versões para ler com as crianças, destacando semelhanças e diferenças com relação a:

• Tipo de texto;

• Organização do texto;

• Personagens que compõem a história;

• Seqüência em que se desenrola a trama;

• Tempo em que as histórias se desenvolvem;

• Cenários.

4) Discuta com o grupo algumas características e formas de organização dos contos.

5) Faça um planejamento da escrita. Assegure-se de que o tipo de texto que será produzido foi trabalhado em sala, com a discussão sobre a estrutura dos diálogos e a observação de todos os aspectos textuais. Proponha então a redação coletiva e individual de novas versões para um conto. Por exemplo: "Agora, que vocês já ouviram diversas versões sobre a história 'Os Três Porquinhos', crie a sua, mantendo os principais elementos dos textos lidos: personagens, estrutura narrativa etc."

6) Faça revisões dos textos coletivos em roda, destacando os elementos que exigem maior atenção.

7) Faça cruzadinhas, jogos de forca ou stop utilizando variações que sistematizem dificuldades ortográficas, como o uso de x, ch, ç, ss, s. O bingo de palavras pode envolver as que apresentaram mais erros.

8) Crie com a classe uma legenda para as correções de textos como

______ : erro de ortografia;

: erro de vocabulário;

+ : erro de pontuação;

* : letra maiúscula;

** : erro de acentuação.

Exemplo:

"Os porcinhos forão para o Egito, mas como não sabiam falar a língua não podiam conversar +O mais velho, que se chamava *edu, teve uma **ideia que contou para o irmão do meio."

9) Proponha uma revisão dos textos individuais em duplas, usando a legenda criada para correções.

10) Finalize a atividade, pedindo ilustrações para a nova versão do conto e a criação de um livrinho para ser lido por outras classes.

AVALIAÇÃO

Ao longo do trabalho, observe se o aluno:

a) usou a linguagem oral e escrita em diferentes situações, nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever;

b) participou oralmente dos momentos de discussão;

c) colaborou para a pesquisa dos contos que o grupo conhece e a escolha de uma história para criar uma nova versão;

d) escreveu o que foi proposto;

e) participou das propostas coletivas e das revisões de texto;

f) refletiu sobre suas hipóteses de escrita, com relação às normas de escrita da Língua Portuguesa.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Esta proposta permite que os alunos trabalhem com contos tradicionais, um tipo de texto que a maioria das crianças já conhece ao chegar à 1ª série. Isso proporciona uma situação favorável para se trabalhar com as normas da Língua Portuguesa; os momentos adequados para ler, ouvir, falar e escrever; a utilização de diversos tipos de registros (lista, livro); a linguagem escrita como forma de organização de informações; a maneira culturalmente adequada para escrever.

SUGESTÕES PARA TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Em História e Geografia, as crianças poderão trabalhar, com pesquisas sobre a vida no tempo dos castelos.

Em Matemática, é possível fazer gráficos e tabelas demonstrando quais contos que têm mais versões, quais as personagens que mais aparecem nas histórias lidas (madrasta, lobo, princesas).

Em Artes, proponha uma pesquisa sobre as obras que retratam lugares ou roupas usadas nos contos de fadas, como, por exemplo, as pinturas da Idade Média. A professora pode pedir para que os alunos montem maquetes dos castelos e representações de príncipes, princesas e bruxas. Músicas e danças que eram praticadas nos verdadeiros castelos podem ser pesquisadas e apresentadas aos colegas em forma de sarau.

APROFUNDAMENTO DO CONTEÚDO

Para aprender a escrever convencionalmente, os alunos criam hipóteses até se tornarem "alfabéticos". Esse processo de aprendizagem da leitura e da escrita completa-se ao longo da escolaridade. Mesmo antes de atingirem esse estágio, os alunos devem tomar contato com vários tipos de textos, pois assim poderão descobrir as suas propriedades, funções sociais e estruturas.

Esta proposta contempla dois tipos de textos: contos de fadas e listas. O trabalho favorece a compreensão da linguagem escrita e do código de escrita alfabético. O professor precisa conhecer as características dos diversos tipos de textos e criar atividades para que as crianças possam mostrar sua capacidade de produção. Um bom exercício é dar partes de textos para elas escreverem o início, o final ou o meio dessas histórias.

Exercer o papel de escritores, revisores e ilustradores, seguindo as normas para apresentação do livro, podem ser procedimentos fundamentais para que se compreendam dados culturais da sociedade.




São Vicente, 16 de abril de 2011.

Segue o link abaixo para vocês acessarem o site "Só Pedagogia", contendo uma variedade de informações pedagógicas entre atividades, artigos, conteúdos, linhas pedagógicas, jogos, entre outros.


http://www.pedagogia.com.br/verAtividades.php?idD=2


Histórias em quadrinhos



Quadrinhos um pouco de história.

Para visualizar, clique na atividade.




 Sugestões de Atividades-Encontro de Professores 2011 (4° ANO de Escolaridade)

Para visualizar, clique nas atividades.

QUESTÃO 1


QUESTÃO 2


QUESTÃO 3


QUESTÃO 4



QUESTÃO 5




QUESTÃO 6
QUESTÃO 7


QUESTÃO 8

Recorte e espalhe os cartões sobre a mesa, virados para baixo.
Cada um dos alunos, na sua vez, escolhe duas cartas.
Se coincidir a palavra masculina com a feminina, os cartões ficam sob seu poder, do contrário, devolvem-se os cartões escolhidos à mesa, no mesmo lugar de onde foram retirados, virados para baixo.
Vencerá o jogo quem formar o maior número de pares.




Podemos afirmar que o texto é uma instrução de jogo porque indica a seguinte sequência para realizá-lo.
a)     
a)Recortar e espalhar os cartões, escolher duas cartas de cada vez e formar pares.
b)     b) Formar os pares e espalhar os cartões.
c)       c)Recortar, escolher as cartas e espalhar os cartões formando pares.
d)      d)Escolher duas cartas de cada vez, espalhar os cartões e formar pares.




São Vicente, 26 de março de 2011.


Através desta atividade, o professor pode trabalhar e explorar a estrutura e construção da produção textual:

                                    Para visualizar, clique na imagem.


Trabalhando os sinais de pontuação:

                                 Para visualizar, clique na imagem.

São Vicente, 13 de março de 2011.

ATIVIDADES PARA O DIA DO ÍNDIO

1. PINTE SOMENTE ONDE TEM PONTINHOS E DESCUBRA QUEM APARECE.



QUEM APARECEU NO DESENHO?


__________________________________________________________________


2. ESCREVA O ALFABETO DENTRO DOS PEIXINHOS QUE O INDIOZINHO QUER PESCAR.





AGORA, PINTE AS LETRAS QUE USAMOS PARA ESCREVER A PALAVRA 
Í N D I O

3. COMPLETE A CRUZADINHA:




AGORA COPIE AS PALAVRAS DA CRUZADINHA E CONTE AS LETRAS.
 
 
4. ESCREVA DENTRO DOS RETÂNGULOS A PALAVRA CORRETA: