São Vicente, 11 de Outubro de 2012.
Parabéns pelo seu dia.
São Vicente, 27 de Junho de 2012.
Jogos matemáticos
50 casas
Material: tabuleiro quadriculado ( 50 quadrados ), fichas ou sementes, 2 ou 3 dados.
Conteúdo: leitura e soma dos dados, contagem, comparação de quantidades sorteadas e coloca o
mesmo número de fichas sobre o tabuleiro. O vencedor é o que primeiro preencher as 50 casas.
Quadrado perfeito
Material: 25 quadrados sendo 5 de cada cor.
Conteúdo: comparação entre cores, sequência lógica, forma geométricas. Pode ser jogado individualmente, duplas ou trios.
Objetivo: é formar um quadrado usando todos o quadradinhos recebidos sem, contudo, repetir cores na horizontal, vertical e diagonal.
Situações- problemas
Produções de texto:
Jogos ortográficos
São Vicente, 04 de Junho de 2012.
História com situações de subtração ( os números podem ser modificados)
Era uma vez dez cachorros
um foi embora com tosse
ficaram apenas nove .
Dos nove que sobraram
um foi comer biscoito
ficaram apenas oito.
Dos oito que sobraram
um foi passear de charrete
ficaram apenas sete.
Dos sete que sobraram
um virou rei
ficaram apenas seis.
Dos seis que sobraram
um se despediu rindo
ficaram apenas cinco.
Dos cinco que sobraram
um fugiu para o mato
ficaram apenas quatro.
Dos quatro que sobraram
um foi se embora de vez
ficaram apenas três.
Dos três que sobraram
um foi comer arroz
ficaram apenas dois.
Dos dois que sobraram
um caiu na piscina... tibum!
ficou apenas um.
E esse que sobrou
fugiu quando dei um berro
aí, ficou zero !
Trabalhando os números de 1 a 5 e as vogais, podemos criar códigos para as adivinhas:
Proponha aos alunos que descubram os códigos para decifrar os seguintes textos:
O que é o que é:
5m1 c1s1 b2m b4n3t1,
s2m p4rti, s2m j1n2l1.
T2m p1r2d2s m53t4 f3n1s,
d4n1 Cl1r1 m4r1 n2l1.
Resposta: 4v4
O que é o que é:
V2nh4 14 m5nd4 r1st2j1nd4,
t5d4 4br1 d1 n1t5r2z1.
5m b2l4 d31 s134 v41nd4,
m4 str1nd4 1 m3nh1 b2l2z1.
Resposta: b4rb4l2t1
O código é o seguinte: as vogais a, e, i, o e u foram substituídas respectivamente por 1, 2, 3, 4 e 5.
São Vicente, 18 de Maio de 2012.
Seguem alguns textos para vocês realizarem a leitura com os alunos
São Vicente, 10 de Maio de 2012.
Jogos matemáticos
JOGO DA VELHA 15
MATERIAL: tabuleiro com 12 quadrados e fichas com números de 1 à 9.
OBJETIVO: buscar o melhor jeito de organizar as fichas para que some 15, na horizontal, vertical e diagonal.
DINÂMICA: Individual, dupla ou pequenos grupos.
POTENCIALIDADE COGNITIVA: trabalha habilidade matemática de adição, atenção e interação.
JOGO DA VELHA 10
MATERIAL: tabuleiro com 12 quadrados e fichas com números de 1 à 9.
OBJETIVO: Fazer somar 10 com 3 fichas, na horizontal, vertical ou diagonal.
DINÂMICA: Pode ser jogado
individualmente ou em pequenos grupos. Pode-se dividir as fichas no
grupo. Uma criança de cada vez coloca uma ficha no tabuleiro, tentando
fazer 10, antes que o outro jogador. Também as fichas podem ser
empilhadas e as crianças vão jogando com as fichas que retiram.
POTENCIALIDADE COGNITIVA: trabalha habilidade matemática de adição e atenção.
50 casas
Material: tabuleiro quadriculado (50 quadrados), fichas ou sementes, 2 ou 3dados
quantidades sorteadas e coloca o mesmo número de fichas sobre o tabuleiro.
TANGRAN
Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
O tangram é um jogo que se originou na China e aos pouco foi chegando ao Brasil, e com isso os povos inventaram desenhos com as sete peças.
São Vicente,08 de Maio de 2012.
Seguem abaixo alguns modelos de jogos para ser trabalhados com alunos do Acelera e do Se Liga
JOGO: JOGO DO PARE
MATERIAL: Um saco de TNT, contendo trinta palavras escritas em pequenas fichas plastificadas. Entre estas palavras, 6 são a palavra PARE. Neste caso as palavras escolhidas referem-se às dificuldades ortográficas F/V, P/B, C/G e T/D.
OBJETIVO: Tirar as palavras uma a uma do saco e fazer a leitura. Quando tirar a palavra PARE, para de ler e passa para o outro colega.
DINÂMICA: Em pequenos grupos para que as crianças não tenham que esperar por muito tempo por sua vez de ler.As palavras podem ser aproveitadas para outras atividades como, produção de frases, desenhos, etc.
POTENCIALIDADE
COGNITIVA: leitura,
identificação das dificuldades ortográficas (F/V, T/D, C/G e P/B).
PALAVRAS: vaca, vila, bomba,
palito, faca, fila, garrafa, corda, roda, sapato, coração, pomba, gato, metida.
JOGO:
HISTÓRIA MALUCA
MATERIAL: Fichas classificadas
em 6 perguntas básicas: Quem era?, Onde estava?, O que fazia?, O que disse?, O
que disseram? e Como acabou?. Para cada um destes itens há 9 fichas, que
possibilitam a escolha para montar a história. Por exemplo, Quem era? ( Era uma
vez um monstro que comia sombras...).
OBJETIVO: Montar uma história
maluca, escolhendo os personagens e combinando uma ficha para cada pergunta,
organizando a história em sua sequência.
DINÂMICA: Pode ser trabalhado
em pequenos grupos. Cada grupo deverá ter seu conjunto de fichas. Com isso, as
crianças podem montar suas histórias em grupo e até mesmo individualmente.
POTENCIALIDADES
COGNITIVAS: Sequência Lógica de histórias,
criatividade, imaginação, histórias diferentes, cooperação com os colegas.
São Vicente, 25 de Abril de 2012
CUBRA
E DESCUBRA
(criação de Ivanise
Meyer)
Este jogo foi criado para que os alunos silábicos percebam as “sílabas” formadoras das
palavras. Ainda tenho um grupo que usa 1 letra para representar 1 sílaba (com
ou sem valor sonoro). O uso das cores foi para dar “pistas”.
Objetivos:
-
Identificar as sílabas da palavra ouvida.
-
Identificar a posição de cada sílaba na palavra, cobrindo as sílabas na ordem
em que aparecem.
-
Escrever uma lista das palavras formadas.
Como
jogar:
-
Turma dividida em grupos.
- Cada
grupo com a tabela e os quadradinhos numerados (1 a 5). Eu imprimi 7 tabelas (2
folhas cada) para grupos com 4 crianças. Fiz os quadradinhos numerados e
coloridos (uma cor para cada número).
-
Instruções:
Ouçam a palavra.
Procurem as sílabas que formam a palavra.
Cada sílaba receberá um número de acordo com a sua posição na palavra. Ex.: GATO = (1) na sílaba GA e (2) na sílaba TO. Os quadradinhos que sobram ficam “fora” da tabela.
Leitura da palavra.
Escrita da palavra em uma lista do grupo (“memória” do jogo).
Ouçam a palavra.
Procurem as sílabas que formam a palavra.
Cada sílaba receberá um número de acordo com a sua posição na palavra. Ex.: GATO = (1) na sílaba GA e (2) na sílaba TO. Os quadradinhos que sobram ficam “fora” da tabela.
Leitura da palavra.
Escrita da palavra em uma lista do grupo (“memória” do jogo).
Obs.:
É importante que todos possam participar. No momento da escrita, oriente os
grupos para que cada componente escreva uma palavra, assim todos escrevem em
algum momento.
Esta
atividade não é adequada para que alunos pré-silábicos fiquem “sozinhos”. É
interessante que possam estar em grupos de hipóteses variadas, para que
percebam o uso de letras e sílabas na escrita das palavras.
São Vicente,17 de Abril de 2012
Algumas atividades para trabalharmos produções de textos
São Vicente,13 de Abril de 2012.
Histórias em quadrinhos para o Se Liga
Modelos de Fábulas para o Acelera
Alfabeto para colar no caderno dos alunos.
São Vicente, 02 de Março de 2012
Dominó dificuldade ortográfica I e II
SÃO VICENTE,08 DE FEVEREIRO DE 2012.
.
Olá professores do Programa Correção de Fluxo, como boas vindas a vocês, que ele seja a base para a nossa reflexão durante esse ano letivo.
Desejamos a todos vocês um ano repleto de alegrias e sucesso, e contem conosco a qualquer hora.SÃO VICENTE, 10 DE JUNHO DE 2011.
SÃO VICENTE, 15 DE MAIO DE 2011.
MODELOS DE ATIVIDADES PARA OS NÍVEIS DE ESCRITA:
PRÉ-SILÁBICO
SILÁBICO
SILÁBICO-ALFÁTICO
ALFABÉTICO
SÃO VICENTE, 05 DE MAIO DE 2011.
PRODUÇÃO DE TEXTO
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SÃO VICENTE, 28 DE ABRIL DE 2011.
SÃO VICENTE, 20 DE ABRIL DE 2011.
SÃO VICENTE,14 DE MARÇO DE 2011
Escolhemos este vídeo para homenagear a todos os professores e a mais bela profissão escolhidas por nós, afinal o que seria do ser humano sem um professor para ensiná-lo a ler, a escrever, a tornar-se um cidadão de bem, um ser crítico e pensante, etc.
Parabéns a todos os professores
Recebi este modelo de uma das professoras do Projeto Acelera, ela envia para os responsáveis de cada aluno para o seu preenchimento e as guarda em seu armário e quando precisa esta ao seu alcance, esperamos que vocês tamém gostem da dica.
QUEM SOU EU?
Nome Completo: _________________________________________
Data do Nascimento:______________________________________
Cidade onde nasceu:_______________________________________
Estado:______________________________________
Nome do pai:_______________________________
Nome da mãe:__________________________________
Rua: ____________________________________ nº____________
Bairro: ___________________________
Cidade:_____________
Telefone: _________________ Celular:__________________
Você mora em que tipo de moradia?
( ) casa de alvenaria
( ) sobrado
( ) casa de madeira
Tem animais? _____________________________________
Quais? ___________________________________________
Quantas pessoas moram em sua casa?
( ) irmãos ( ) avós ( ) tios ( ) pai ( ) mãe ( ) outros
Qual a sua brincadeira predileta?
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Possui algum tipo de alergia?
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Em caso de emergência , a quem se deve comunicar ?
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Segunda - feira, 18 de Outubro
QUINTA - FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2010
TRABALHANDO COM BILHETE
SEXTA- FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2010.
EXERCÍCIOS DE PONTUAÇÃO:
1) Coloque a vírgula e o ponto final onde for necessário:
a) Eu sou crioca tenho dez anos estudo numa escola pública estou na quarta série e sou muito estudiosa
b) O livro o caderno o lápis a borracha e a caneta são novos
c) Não gosto muito de ir ao cinema as esse filme eu quero ver
2) Nas frases abaixo, use o ponto final ou ponto de interrogação:
a) _ Você sabe a tabuada ___
b) Finalmente, consegui o que queria ___
c)Ele me perguntou por que não fui assistir ao jogo ___
d)Por que você não responde à minha pergunta ___
3) Coloque a pontuação necessária na anedotinha:
A professora peruntou ___
__ Quem quer ir para o céu ___
Todos levantaram o dedo ___ menos Joãozinho ___
___ É que mamãe falou que ___ assim que a aula acabasse ___ eu fosse o direto para casa ___
( Esta anedota foi escrita por Ziraldo e faz parte do livro Mais anedotinhas do bichinho da Maçã, Editora Melhoramentos)
SEGUNDA-FEIRA,09 DE AGOSTO DE 2010
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SEGUNDA-FEIRA,05 DE JULHO
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DOMINÓ DE FRAÇÕES
PINTE AS TRÊS PARTES DAS CASINHAS. USE AS CORES: PRETA, MARROM E AZUL SEM REPETIR A MESMA COR NA MESMA CASINHA.
JOGO DA MEMÓRIA DE FRAÇÕES